Vem fazer parte!

Joana Mortari • out. 21, 2021
Vivemos na Acorde o desafio de reconquistar nossa saúde financeira após mais de 20 meses de pandemia, durante os quais usamos nosso fundo de reserva. Formado em 2013 e 2014 com captação de créditos de Nota Fiscal Paulista, o fundo sempre nos permitiu o ‘luxo’ de mantermos nossos programas ativos durante o ano escolar, mesmo se os recursos de projetos ainda não houvessem chegado. Um exemplo são os recursos captados via leis de incentivos, cujo tempo entre o direcionamento, pela empresa e o recebimento, pela Acorde, é de pelo menos 4 meses.

No ano de 2020 usamos a totalidade do nosso fundo de reservas.

Pode não ter sido a nossa realidade nos últimos sete anos, mas viver com fluxo de caixa no limite do possível é a de muitas organizações sociais, e por diversas razões. Processos internos são um fator, porém muitas das causas da escassez de recursos no terceiro setor tem natureza sistêmica, ou seja, pertencem à forma como o dinheiro circula em direção ao setor de mudança social.

No setor privado o cliente é quem se beneficia e paga pelos serviços ou produtos que recebem. No terceiro setor, estes são dois grupos separados de pessoas: os que financiam e os que se beneficiam. Esta diferença torna o resultado do trabalho da organização menos palpável para quem desembolsa recursos do que um serviço ou produto comprado. É por isso, por exemplo, que ao comunicar seus esforços de mobilização, as organizações sociais tentam tornar o resultado mais palpável: por X reais você mantém Y crianças por T tempo.

Sabemos que o pior que pode acontecer, em situações de crise, é entrarmos no chamado ciclo de inanição: com medo de não captar recursos, a organização para de investir, de contratar e sonhar. Não nos deixamos paralisar pelo medo. Neste ano, investimos em uma profissional de mobilização de recursos, modernizamos nossa logomarca, refizemos nosso site, reavaliamos processos internos e lançamos o desafio de mobilizar pessoas e empresas para investir em nossa sustentabilidade, com o Projeto de Desenvolvimento Institucional.

Convido você a conhecer mais, a ser parte da força motriz da Acorde pelos próximos 3 anos.

COMPARTILHE

18 abr., 2024
Texto escrito por Dafner Vida, Coordenadora dos Programas Socioeducacionais da Acorde
Share by: