Brincarte

Crianças de 6 a 8 anos se desenvolvem e brincam livremente, com a orientação de um educador, por meio de oficinas de esportes, educação ambiental e música.

Nossa metodologia se sustenta em duas premissas: a importância da infância livre e do brincar. É assim que vão conhecendo e se relacionando com o mundo e com outro, se reconhecendo no contexto, experimentando, criando e se desenvolvendo.


As crianças são divididas em grupos que contam com um educador de referência e também experimentam oficinas de esportes, culinária, música e meio ambiente. Costurando esse percurso, trabalhamos com temas transversais partindo do interesse e curiosidade do grupo. 



Como não pode faltar em nenhum processo sócio educativo, também faz parte da nossa metodologia as rodas de conversa, as brincadeiras de roda, com suas características lúdicas, poéticas, musicais e dinâmicas, as cantigas e danças populares brasileiras. 


Cativarte

Programa direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses. Tem como proposta pedagógica auxiliar os participantes a explorarem seus potenciais e vocações.

Descobrimos juntos possibilidades que possam promover o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais visando a construção de relações baseadas em cooperação, responsabilidade, respeito e resiliência.


Os educandos podem vir à Acorde todos os dias no contraturno do seu período escolar (de manhã ou a tarde) e são divididos em grupos pela faixa etária. São oferecidas oficinas de Artes Plásticas, Música, Teatro, Culinária, Esportes, Taekwondo e Educação Ambiental.



Além das oficinas, procuramos sempre ampliar o rol de possibilidades educativas com eventos, apresentações, projetos especiais e saídas.


Formação de Jovens

Um dos eixos do nosso plano pedagógico é disponibilizar instrumentos e ferramentas para que os adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses possam atuar como monitores.

Além de poderem participar das oficinas, os jovens contam com um percurso que oferece oportunidades de experimentar novos papéis de mais protagonismo. 

Um dos eixos da formação é a "monitoria", em que o grupo é convidado a atuar como monitores dos educadores das turmas de crianças e adolescentes mais novos e o outro eixo é o desenvolvimento do “projeto de vida”.   Desafios que englobam ética, criatividade, resolução de problemas, tomadas de decisão, colaboração, empatia, resiliência e liderança são discutidos pelos educandos durante o decorrer do aprendizado.

Os participantes recebem uma bolsa auxilio que além de ajudar a evitar a evasão, uma vez que sofrem pressão para ajudar no orçamento doméstico, e dá espaço para explorarmos temas como a relação com o dinheiro e a educação financeira. 

Oficinas

“Acho interessante ver que mesmo sendo diferentes, as crianças se relacionam bem por aqui, brincam juntas e se ajudam. Se todos vivessem assim, o nosso mundo seria melhor!”


Felix Has

Voluntário

“Aqui as crianças têm muitas oportunidades, são criativas, e se tem algum problema tem liberdade para falar com os educadores. Elas são muito felizes, podem brincar, fazer música, teatro. Aqui elas podem ser crianças!”.


Joana Mahle

Voluntária

Os educandos dizem que estar na Acorde é conhecer o mundo sem sair de lá, e ao mesmo tempo voar e conhecer o universo por diversos ângulos. Valores como liberdade aliado ao senso de responsabilidade com si, com o outro, com o espaço e com comunidade são reconhecidos por eles.”

Maria Eugênia "Noca"

Ex-Coordenadora pedagógica


Faça parte


Não existe transformação sem engajamento social.


Somente juntos podemos proporcionar atendimento às famílias das crianças, adolescentes e jovens que frequentam a Acorde.

Doe agora e faça a diferença!
Share by: