Como é o funcionamento das atividades no contraturno escolar

nov. 25, 2022

A realização de atividades no contraturno escolar como escolinhas de esportes, oficinas culturais de artes, teatro, aulas de música e línguas estrangeiras é uma realidade bastante comum para crianças e adolescentes nascidos em situação economicamente privilegiada. 

De acordo com os dados levantados pelo Itaú Social no relatório “Cada Hora Importa”, a diferença de tempo investido na aprendizagem entre essas crianças e adolescentes e aqueles em situação de vulnerabilidade econômica, representa 7.124 horas. Isso significa 7,9 anos a mais de estudos em escolas regulares, 3,9 anos em escolas integrais e 3.562 dias (quase 10 anos).


Com caráter mais informal e por meio de formatos diversos, esse tipo de atividade acaba criando um ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promovendo a ampliação de repertório, dando oportunidades para as crianças e adolescentes conhecerem e terem experiências novas, fatores fundamentais para seu desenvolvimento integral.


São diversas as atividades que podem ser realizadas no período do contraturno escolar, sendo as mais comuns:

  • Prática de esportes como o futebol, o tênis, o vôlei e muitas outras modalidades promovem o respeito às diferenças físicas, de gênero, sociais, além de trabalhar a autonomia e a cooperação;
  • Capoeira, que além de desenvolver as habilidades corporais, é uma representação cultural que lhes conecta com os povos ancestrais;
  • Artes como a música, o teatro e as artes plásticas possibilitam o autoconhecimento e o exercício da comunicação e expressão, além do sentimento de pertencimento a uma sociedade, com sua história e sua cultura;
  • Culinária desperta a curiosidade, a criatividade e a abertura a novos sabores e culturas;
  • Educação ambiental promove afeto com a natureza e a vida, reflete sobre nossa relação com com o planeta, comportamentos e hábitos de consumo, o uso e o descarte correto de resíduos.


A Acorde dispõe de oficinas como essas e outras
atividades no contraturno escolar, equilibrando a balança do desenvolvimento social para centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nas regiões de Cotia e Embu das Artes.


E você pode contribuir para continuarmos fazendo a diferença na vida de centenas de crianças, adolescentes e jovens.
Doe e faça parte desta rede de cidadania!

COMPARTILHE

18 abr., 2024
Texto escrito por Dafner Vida, Coordenadora dos Programas Socioeducacionais da Acorde
Share by: