Como combater o trabalho infantil?

Elissa Fichtler • jul. 15, 2022

Nós todos já reparamos que aumentou a quantidade de crianças nas ruas, pedindo dinheiro ou alimento nos faróis e entradas de supermercados ou trabalhando nas feiras. Mas você sabe como ajudar a combatê-lo?   


Em 12 de junho de 2002, na Conferência Anual do Trabalho, foi apresentado o primeiro relatório global sobre o
Trabalho Infantil. A partir daquele evento, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu a data como o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”. De lá para cá, todos os anos temos campanhas de conscientização e combate  da prática em diversos países.


No Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2019, 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos estavam trabalhando irregularmente. Desses números, 78% o equivalente a 1,3 milhão, tinham idade entre 14 e 18 anos.


Com o impacto da pandemia de COVID-19 e aumento de famílias em situação de pobreza, a previsão do UNICEF é de que também cresçam os números de meninas e meninos em situação de
trabalho infantil até o final de 2022. O que evidencia a necessidade de ampliar as ações para a prevenção.



Como combater o trabalho infantil?

A prevenção passa por diferentes estratégias.


A começar pela implantação de políticas públicas eficientes para reduzir a pobreza e a vulnerabilidade social de famílias brasileiras.


Além disso, também é fundamental desenvolver ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e erradicar com as práticas de
trabalho infantil, bem como garantir a proteção social de crianças e adolescentes que se encontram em situações de vulnerabilidade.


Você pode se somar a essa causa dizendo não a todo estímulo monetário em troca do trabalho de uma criança. Não contribua com comércios ou serviços que utilizam mão de obra infantil. Essas crianças estão sendo privadas do seu direito de brincar, estudar e se desenvolver plenamente, como quaisquer outras. 


Denuncie pelo Disque 100 ou nos órgãos locais competentes como as Delegacias do Trabalho e os Conselhos Tutelares. 


Contribua com instituições que protejam os direitos das crianças em situação de vulnerabilidade social e ofereçam oportunidades de desenvolvimento para as crianças. 


Conheça a Acorde

A Acorde é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2001. De lá para cá, tem contribuído para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens que residem nas periferias das cidades de Embu das Artes e Cotia.


Nossos programas sociais
acontecem por meio de oficinas de artes e esportes, que possibilitam o fortalecimento educacional e cultural para que essas crianças, adolescentes e jovens possam realizar boas escolhas no futuro, além de colaborar com o resgate da convivência comunitária e a valorização da construção coletiva por meio dessas oficinas culturais.


Nosso trabalho contribui diretamente para a prevenção e erradicação do trabalho infantil oferecendo oportunidades para as crianças e adoelscentes se desenvolverem e apoiando suas famílias no acesso a seus direitos e no fortelecimento de sua função protetiva. Nossas portas estão sempre abertas para receber as famílias e as crianças encaminhadas pelos que fazem parte da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.


Acesse o nosso site e
conheça mais sobre a Acorde.


Aproveite para
doar e faça parte desta rede de cidadania!

COMPARTILHE

18 abr., 2024
Texto escrito por Dafner Vida, Coordenadora dos Programas Socioeducacionais da Acorde
Share by: