Conheça mais sobre o Dia Internacional da Juventude

Elissa Fichtler • ago. 12, 2022

De acordo com a definição das Nações Unidas, a juventude se dá em pessoas com faixa etária entre os 15 e os 24 anos de idade. Também é válido ressaltar que esse conceito tem por característica ser mutável e flexível, ou seja, muitas vezes é necessário levar em consideração o contexto em que as pessoas estão inseridas para serem consideradas parte da juventude.


Em diversas regiões e países, milhares de jovens se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e, no Brasil, essa realidade não é diferente. Por isso, para possibilitar chegar a soluções para as questões enfrentadas pelos jovens, em 1999 a data de 12 de agosto foi instituída como o
Dia Internacional da Juventude.


O Dia Internacional da Juventude


Celebrado anualmente em 12 de agosto desde 1999, o Dia Internacional da Juventude marca a aprovação da Assembleia Geral das Nações Unidas para a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.


De lá para cá, diversos programas e instituições voltados para os jovens surgiram e têm feito trabalhos que geram benefícios tanto para aqueles que são atendidos quanto para a sociedade. Isso ocorre porque, ao criar metodologias de desenvolvimento social e novas oportunidades, há a amplificação de autonomia e geração de protagonismo juvenil no dia a dia.


A Formação de Jovens na Acorde


Neste Dia Internacional da Juventude, aproveitamos para destacar o programa de Formação de Jovens, que tem como objetivo no plano pedagógico disponibilizar instrumentos e ferramentas para que adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses possam atuar como monitores de nossas oficinas, experimentando novos papéis de mais protagonismo, participando de desafios que englobam a ética, a criatividade, a colaboração, a resolução de problemas, a empatia, a resiliência, a liderança e as tomadas de decisão.


Os participantes têm acesso a uma bolsa auxílio que, além de ajudar a evitar a evasão, devido a pressão de ajudar no orçamento doméstico, possibilita que a Acorde trabalhe a relação com o dinheiro e a educação financeira.

Acesse o nosso site e
conheça mais sobre a Acorde.


Aproveite para
doar e faça parte desta rede de cidadania!

COMPARTILHE

18 abr., 2024
Texto escrito por Dafner Vida, Coordenadora dos Programas Socioeducacionais da Acorde
Share by: